Provérbios 27.9: "Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver." (NTLH)
Em certa ocasião me perguntaram como eu selecionava meus amigos. Respondi que, primeiro, pela forma como me tratam. Segundo, pelo que de valioso podem me oferecer. Valioso, no contexto em questão, não tem relação com dinheiro e bens terrenos; mas o que de positivo e relevante têm a transmitir.
A palavra amigo tem o seu sinônimo a palavra BENÉFICO, que por sua vez significa - QUE RESULTA EM ALGO BOM.
Um amigo de verdade é benéfico para o outro. Ele traz resultados satisfatórios para o próximo e acrescenta sempre algo de positivo, nunca negativo.
Não quero dizer, com isso, que um amigo seja perfeito e que não cometerá erros. Não há ninguém perfeito! Porém, é o dia a dia quem dará testemunho de suas atitudes. Ele é um amigo que faz bem. Ele é alguém que soma. Como disse: QUE RESULTA EM ALGO BOM.
Mas como assim, resulta? Se procurarmos o seu sinônimo, encontraremos uma palavra que tem tudo a ver com o que estou falando. É a palavra: FRUTO.
A pergunta que não quer calar? Quais os frutos que o próximo tem colhido de nós? Afinal, fruto não foi feito para ficar olhando. Fruto serve para ser provado e saboreado. Quando as pessoas "provam da nossa vida", qual é o sabor que elas sentem?
Existe um mistério na amizade: Amigo não precisa estar junto sempre. A amizade verdadeira é tão impactante que ultrapassa fronteiras. Há amizades que atravessam décadas e séculos. Outras se formam num momento inesperado e mudam o curso da história.
Amizade não se explica, se vive. Então - Resulte em algo bom!