Se pararmos para pensar na vida como um todo, veremos que, em tudo, a mão de Deus está agindo ao nosso favor; com isto, podemos com certeza dizer: "Vivemos pela fé Nele." Se temos fé, temos a certeza de coisas que esperamos (Hebreus 11.1), ainda que a situação aparente não demonstre a realidade que desejamos.
Uma palavra bem pequena, mas de um grande significado que tenho aprendido a pôr em prática ao longo da caminhada cristã é: Descansar. A causa de muitos ficarem desanimados, cansados emocionalmente por causa das lutas e até tristes por não conseguirem o que tanto desejam, se dá pelo fato de não descansarem em Deus.
A palavra descansar na língua hebraica tem o significado de: ESPERAR, TER ESPERANÇA, PERMANECER. O que chama minha atenção é a palavra PERMANECER. Ou seja - DESCANSAR em Deus - é o mesmo que PERMANECER nEle. (Mateus 11.29) É preciso haver uma ligação entre nós e o Senhor para que possamos ser um com Ele. (João 17.21) Perceba quão sério é este tema, pois, se não há ligação com Deus, então não permanecemos nEle, e se não há permanência, muito menos há descanso.
Gosto muito de citar a história de Abraão por representar muito bem aquilo que também passamos nos dias atuais. Deus havia dito, anteriormente a Abrão, no capítulo 15, que aquele que seria gerado dele (Isaque - o filho da promessa), este seria o seu herdeiro, e que a sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu. Diz a palavra que: "Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates..." (Gênesis 15.18) Do capitulo 15 onde Deus faz esta aliança com Abrão até o capítulo 16, quando Sarai toma sua serva Agar e a dá por mulher a seu esposo para que tivesse filhos por meio dela, passaram-se dez anos.
O problema do ser humano é que queremos tudo do nosso jeito, à nossa maneira, passando muitas vezes, por cima da vontade do Senhor, que é perfeita, boa e agradável para nós. (Romanos 12.2) Quando o homem não suporta o tempo da espera de Deus e decide agir por conta própria, sofrerá as consequências de tal atitude. Então, não importa quanto tempo demore: se o tempo da promessa se cumprir na tua vida ainda não chegou, não passe a frente de Deus fazendo do seu próprio jeito. (Gênesis 16.1-3)
Preste atenção neste fato: por causa dessa precipitação de Abrão, houve confusão dentro de sua casa. (Gênesis 16.4-6) Mas como assim, precipitação de Abrão? Não foi Sarai que deu sua serva Agar para ser mulher de Abrão? Sim! Mas Deus não havia se revelado a Sarai até aquele momento, mas a Abrão.
Quem teve uma experiência espiritual com Deus foi Abrão, primeiramente. Não estou aqui passando uma imagem de desprezo para com Sarai. Ela seria participante juntamente com Abrão das promessas, pois do seu ventre a promessa (Isaque) seria gerado e no tempo certo floresceria.
Mas Abrão poderia ter dito não à tentativa desesperada de Sarai fazer cumprir a promessa a qualquer custo. Ela forçou a promessa; e ao invés de Abrão se opor ao que Sarai propôs, concordou, fazendo ao contrário daquilo que Deus falou. Qual o ensinamento? Não force a promessa de Deus para que logo se cumpra. Deixe a promessa ser gerada e florescer no tempo certo!
No decorrer da nossa vida podemos cair na armadilha de querer fazer as coisas do nosso jeito, por causa da "aparente demora" daquilo que esperamos da parte do Senhor. O agravante é não fazermos Sua vontade quando Ele pede para que façamos: descansar.
Descansar é uma atitude e precisa ser exercitada na nossa vida diária. As coisas não funcionam do nosso jeito, mas do jeito de Deus. Ele ainda sabe o que é melhor para nós. Não adianta nos revoltarmos ou desanimarmos por algo que ainda não conseguimos alcançar; muito menos tomar a iniciativa própria de fazer aquilo que queremos que aconteça. Nossa postura deve ser aceitar Sua vontade soberana até que se cumpra em nossa vida o tempo dEle.
Graça e paz!