A viva esperança - Vencedor Pela Palavra

A viva esperança

Publicado em 21 de jan. de 2021

A viva esperança


 

A viva esperança


Perdas. Choros. Lágrimas rolando pelo rosto. Corações tristes e feridos. Esse foi o retrato de 2020 e que persistiu até 2021. Uma pandemia instaurou-se, assolando o planeta. Tudo parou. O mundo parou. Inclusive, algumas vidas pararam de tal forma que o medo os cercava como um colar. 


Distanciamento. Falta de abraço. Meses sem abraço naqueles a quem mais amamos. Isso é algo que não podia nem pode mais perdurar! Claro, não temos poder algum, humanamente falando, sobre esse tal covid-19. Nós, humildes mortais, que numa hora estamos, mas num momento, não estamos mais. Como somos fracos! A vida é efêmera.


Todos, em algum ponto do caminho, perdemos pessoas que cresceram conosco; outras que conhecemos ao longo da vida e que firmamos aquele laço de amizade maravilhoso, simplesmente, deixaram de existir. Isto é insuportável! Nenhum ser humano está preparado para a perda.


Só para você ter uma ideia, este texto surgiu porque na parte da manhã do dia 19/01/2021 soube que um senhor, que é amigo meu, morrera, por causa desse vírus. Eu estava trabalhando quando recebi a notícia e atendi aos clientes com aquele "nó na garganta" e uma vontade enorme de chorar.


Toda esta situação dá uma certa revolta. Mas é nos momentos ruins que temos que pôr a mente no lugar, mantendo a calma, respirando fundo e olhando para o alto; sim, para Aquele que é poderoso para nos confortar e consolar quando, principalmente, perdemos alguém, pois Ele sempre está conosco. (Mateus 28.20)


E ainda que temos visto e ouvido nesses últimos anos sobre o covid-19, o instrumento usado para espalhar desesperança e sofrimento às pessoas, com toda certeza podemos afirmar que há somente uma esperança e se chama: Jesus Cristo!


Digo isto por ser uma verdade da qual não se pode fugir, ainda que muitos não aceitem. Para chegarmos ao resultado dessa verdade, basta olharmos para o que tem acontecido com o mundo durante anos: pestes, mortes, guerras, sofrimentos, terremotos, tsunames, pandemias e muito mais.


Eu pergunto: há esperança fora de Cristo? Por certo que não! Digo também, não somente nesta terra, mas... e depois, para onde vamos? Existe um céu e inferno às portas da morte. Em qual desses dois queremos passar a eternidade? Como diz a palavra: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes (miseráveis) de todos os homens." (ARA 1 Coríntios 15.19)


No livro de 1 Pedro 1.3 diz: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." (ARA)


Regenerar significa: "ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se a vontade de Deus" (Dicio. Grego Strong g0313)


Está claro aqui que a nossa mentalidade foi mudada, transformada por Cristo, para pensarmos nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Colossenses 3.2). Ele pôs a eternidade em nosso coração (Eclesiastes 3.11). Ele (Jesus) passou a ser a nossa esperança (1 Pedro 1.21), apesar de tantos revéses e sofrimentos que possamos atravessar; pois, como diz a palavra: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós." (ARA Romanos 8.18)


Então, se voltarmos os nossos olhos para tudo aquilo que de ruim tem acontecido e que pode acontecer com aqueles a quem amamos, e até mesmo conosco, nos frustraremos, decepcionaremos e ainda correremos o risco de pôr a culpa em Deus.


O mundo precisa acordar para a verdade de que apenas Cristo pode resolver o problema da desesperança. Somente Cristo pode suprir a necessidade da alma humana. É o que diz a palavra no livro de João 4.14: "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (ARA)


Eu te convido, amado leitor, a não desanimar, não esmorecer na fé, não ficar frustrado nem decepcionado por causa de todos esse caos que tem acontecido no mundo. Não sou indiferente a sua dor nem ao seu sofrimento; mas pelo amor de Deus, que possamos voltar os nossos olhos para Cristo. O que Ele passou e enfrentou, foi para que pudéssemos ter acesso a tudo que na cruz foi conquistado para nós através de Seu sacrifício.


Termino minhas palavras com o que está escrito no livro de Hebreus 12.2-3 que diz: "...olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia (desonra), e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma."


Graça e paz!