Uma armadilha perigosa para o seu destino - Vencedor Pela Palavra

Uma armadilha perigosa para o seu destino

Publicado em 28 de jan. de 2021

Uma armadilha perigosa para o seu destino


Uma armadilha perigosa para o seu destino 


Certa vez um jovem estava vendendo bala na rua. O calor imperava. Ele, parado em frente ao local onde trabalho, olhou para mim e fez a seguinte exclamação: "Que isso, hein, só no bem bom!". 


Ele agiu comparando a minha situação com a dele, pois eu estava dentro de uma loja, protegido do calor e com ventiladores, e ele estava trabalhando no sol, vendendo balas. Umas das piores desgraças em que o ser humano pode cair é na armadilha da comparação.


Comparar sua situação atual com a de outro que está em posição melhor não trás nenhum benefício, a não ser tristeza e frustração. É um verdadeiro lixo emocional. Não faça isso! Você e eu somos chamados a cumprir o nosso propósito na terra, e quem sabe quem é em Deus, trata as situações adversas como sendo passageiras para levá-las a um propósito muito maior.


Infelizmente o ser humano julga o seu próximo por estar desfrutando de uma vitória tanto almejada, mas não sabe das grandes guerras e batalhas que ele travou, matando urso, leão e gigante. Todos vêem o seu sucesso, o sorriso, as gargalhadas; mas antes do sucesso, experimentou a derrota; antes do sorriso, as lágrimas; antes das gargalhadas, a dor.


Este jovem não me viu quando, ao ficar desempregado, vendia sacolé na rua para sobreviver; quando, muitas vezes, tinha que vencer meus cárceres mentais e seguir adiante. Ele não viu quando, em um outro tempo atrás, também por causa do desemprego, tive que trabalhar como ajudante de pedreiro; ele não estava lá, quando as minhas lágrimas, ainda quentes, rolavam do meu rosto. Ele não viu quando palavras de desânimo proferidas por outras pessoas vinham como uma flecha para me parar; ele não presenciou as humilhações que passei e quando tomei a atitude de simplesmente seguir em frente.


É por isso que não devemos invejar nem nos comparar com ninguém, mas, batalhar para alcançar aquilo que almejamos; pois por trás de cada homem e mulher de sucesso, existe muito esforço, perseverança, e uma mistura de lágrimas com uma pitada de conflitos internos.


Agora, toda vez que formos tentados a nos comparar com alguém que alcançou o sucesso, é bom que lembremos destes fatos: Antes de ser rei em Israel, Davi matou urso, leão, gigante e sofreu perseguição; antes de Gideão provar o sabor da vitória contra os inimigos, estava malhando trigo no lagar; antes do povo de Israel atravessar o mar vermelho a pés enxutos, foram escravizados pelos egípcios; antes de José tornar-se governador, o segundo maior do Egito, abaixo somente de Faraó, foi humilhado por seus irmãos, jogado em um poço, vendido como escravo e preso em uma prisão; antes de Pedro tornar-se uma rocha espiritual, negou a Jesus três vezes; antes de Jesus provar da glória e grandeza de seu propósito, foi humilhado, maltratado e pendurado em uma cruz.


Lembre-se: comparar-se com o outro é o mesmo que sabotar suas próprias emoções, aprisionando sua mente, fazendo-te cego frente as infinitas possibilidades que a vida tem a oferecer e invalidando quem realmente você é.


Quando você se compara, atrasa o cumprimento de seu propósito na terra.


Graca e paz!