A existência humana - Vencedor Pela Palavra

A existência humana

Publicado em 15 de fev. de 2021

A existência humana


A existência humana


Viver a existência às vezes dói. Sim, é difícil estar neste corpo mortal e corrupto, cheio de falhas e pecados. Vencer a si mesmo diante de um ringue que é o mundo e tendo como adversário a vida que é um pugilista e que bate forte, por vezes até mesmo nos levando à nocaute, não é fácil.


Há vezes que apanhamos tanto, que se torna inexplicável aos olhos humanos o porquê do sofrimento, e a nossa esperança é posta em cheque. Claro, existem ocasiões que somos os próprios culpados pelas escolhas erradas que fazemos; mas, outras vezes, não fizemos absolutamente nada para estarmos em tal situação ruim. Ela simplesmente se apresenta fazendo-nos sofrer.


O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 1.8 disse: "Mas queremos que saibais, nossos irmãos, acerca da aflição que nos sobreveio na Ásia, porque fomos afligidos sobremaneira além de nossas forças, de tal modo que nossas vidas estiveram a ponto de chegar a seu fim". (Bíblia Peshitta)


O apóstolo Paulo, exímio pregador da palavra, fundador de igrejas, pastor, aquele que recebeu a revelação da graça e foi incumbido de pregar aos gentios, este Paulo, dizendo que [foi afligido além da sua capacidade de suportar]?


Que sinceridade! Que verdade! Que transparência desse grande líder e homem de Deus! Preste atenção: O fardo se torna leve quando não escondemos a falibilidade e fraqueza de nossa natureza, e pomos a nossa confiança no Deus que nos justifica e fortalece.


Ah, irmãos, não acredite nos "super-evangelistas", "super-pastores", "super-crentes" que, infelizmente, ainda estão por aí. Passam uma imagem de soberba, poder e auto-suficiência, sendo indiferentes à dor do próximo, como se nunca pudessem enfrentar situações adversas. Não há apertos em seus caminhos. Para estes, o evangelho é poder e ganho!


A vida é difícil, sim! Tem lágrimas, sim! Tem momentos que queremos "chutar o balde", sim! E não tem problema, porque somos FALHOS e ser imperfeito é o que nos torna humanos. É por meio de Cristo que somos mais que vencedores (Romanos 8.37), não em nós mesmos! Evangelho se vive na força do Espírito, não na força da carne. (Romanos 8.13)


Quantos de nós estamos extasiados pela tristeza que corrói a nossa existência, até pensando em ser o fim? As lutas são tão grandes que renunciamos toda possível esperança a que possamos nos agarrar. São situações obscuras que atravessamos que parece acima das nossas forças. Muitos até pensam em desistir da própria vida, dando fim a ela; outros, já desistiram faz tempo, pois estão mortos em vida.


Pode parecer um discurso negativista, mas não, é apenas a realidade da grande maioria dos mortais que vivem... quer dizer, sobrevivem diante de revéses que persistem em os derrubar, e se esforçam para não desfalecerem.


Bom, ainda assim, mesmo diante dessas aflições e peserguições, o apóstolo, aqui, nos dá um "banho" de fé e confiança, não em si mesmo, é claro, mas em Deus. Veja: "...e em nós mesmos estivemos conformados com a morte, para não confiarmos em nós mesmos, mas em Deus que ressuscita os mortos." (2 Coríntios 1.9 Bíblia Peshitta)


Que maravilha de passagem! "Estar conformado com a morte" é o mesmo que dizer o que o próprio apóstolo afirma em Filipenses 1.21: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (ACF)


Se apenas pormos o foco nos sofrimentos que passamos aqui, ficaremos desesperançosos; porque, apesar de toda contrariedade que possamos atravessar, ainda que não seja nada fácil, Cristo deve ser a base de sustentação de nossa esperança. (Romanos 5.3-4)


Não querendo ser hipócrita com este texto, mas profundamente bíblico, digo que, todos nós ansiamos por um momento sem lutas, aquele momento onde podemos puxar o ar e o expelirmos com aquela sensação de alívio.


Foi o que Paulo expressou quando disse: "...o qual nos livrou de tão grande morte e livra; em quem confiamos que ainda nos livrará". (2 Coríntios 1.10 BKJ 1611)


Sim, tenha a certeza de que há refrigério e livramento da parte de Deus em meio às lutas. Deus é conosco! Ele se importa com a nossa vida e cuida de nós. (1 Pedro 5.7)


Paulo tinha sua esperança firmada somente em Cristo. (Gálatas 5.5) Ele conhecia o poder de Deus, e experimentava deste poder em sua vida. Veja: O fato de sabermos quem Deus é e o Seu poder não nos isenta de uma vida de luta, mas a nossa confiança nEle determinará o nível de nossa esperança. (Romanos 15.13)


Como vimos, nesta parte final do versículo 10, ele "confiava que Deus ainda o livraria". Mas, e se Deus não livrasse, como seria? Paulo se desesperançaria? Não acabamos de ler também que Deus "o livrou de tão grande morte e livra"? Sim, por certo. Mas, como disse o próprio apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15.19: "Se apenas nesta vida temos esperança em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens. " (BKJ 1611)


Graça e paz!