Pouco recurso, grande milagre
João 6.9: "Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?" (ACF)
Este menino dos cinco pães e dois peixinhos ofertou a Jesus tudo o que tinha. Mas como alimentar aquela multidão? Era pouco aos olhos humanos diante de uma tão grande impossibilidade. (João 6.7)
O interesse é que, às vezes, até aqueles que andam com Jesus ajem de forma incrédula ou indiferente à nossa oferta oferecida ao Senhor. Perceba que antes de um milagre acontecer, poderá haver descrença e palavras de desânimo. Veja o que disse André: "Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?" (João 6.9 ACF)
Não estou dizendo que André falou dessa forma com a intenção de menosprezar a oferta do menino, que se propôs a dar aquilo que tinha; mas ouvir palavras tão incrédulas de um discípulo de Cristo, não deve ter sido nada animador.
Aqueles que andavam com Jesus, mais uma vez, se deparam entre terem de acreditar na fé, que os faz enxergar além das circunstâncias terrenas; ou na razão humana, que os faz ver um pouco mais que um passo a frente de suas crenças limitantes.
Veja que, a questão não está nem no fato de as pessoas nenospezarem tua oferta, mas, se você confia naquilo que Deus te pede, mesmo que haja desprezo e indiferença por parte dos demais.
Mas por que algumas pessoas ajem desta forma? Porque os tais não estão vendo o que você está vendo; não acreditam no que você acredita; e analisam os acontecimentos com olhos naturais, ao passo que você, os enxerga com os olhos da fé. (1 Coríntios 2.14-15)
Quando você entrega a Deus o que Ele pede, ainda que seja pouco aos olhos humanos, não se importando com críticas ou palavras de desânimo, tenha a certeza que o milagre não será apenas para você, mas alcançará uma quantidade imensurável de pessoas, inclusive os da sua casa.
Aquele menino tinha pouco, mas foi o suficiente para o milagre acontecer. Muitas pessoas no Reino de Cristo não sabem discernir qual é a parte que cabe a Deus executar e a parte que cabe a elas. É muito fácil e cômodo dizer: "Quando Deus me der mais recursos, eu faço." Errado! Na verdade, Deus já te deu o suficiente para que você se mova e seja um instrumento de influência no meio em que vive. Deus quer ver primeiro como você se comporta com o pouco que Ele te deu, para que mais recursos possam chegar em suas mãos.
O que você sabe fazer e que tem em mãos neste momento? Não pense que é pouco. O que você acha que é pouco pode ser muito para quem não tem nada. Use o que Deus te deu em prol do Reino e seja um instrumento de mudança na vida das pessoas.
Todo grande milagre é precedido de uma grande e ousada atitude.
Graça e paz!