Lance a rede - parte 1 - Vencedor Pela Palavra

Lance a rede - parte 1

Publicado em 14 de jun. de 2021


Lance a rede - parte 1


Lance a rede - parte 1

Lucas 5.4-6: "E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede". (ACF)


O cenário está montado: Pedro e seus companheiros saem para a pesca. Então, dão início à caçada daquilo que lhes dá o sustento diário. Eles tentam, tentam, se esforçam, fazem a parte que lhes cabe, mas, infelizmente, ao amanhecer, suas redes estão tão vazias como, creio, o estavam suas esperanças.


Pela manhã, ao lavarem as redes e limparem suas embarcações, Jesus entra no barco, que por sinal, pertencia a Simão (Pedro), e ministra Seu sermão a multidão. (Lucas 5.3) Porém, aquela manhã seria diferente. Pedro não sabia, mas Jesus lhe pediria algo que mudaria sua vida e perspectiva, em relação a si mesmo, e ao mestre que, com Seu poder e autoridade, é capaz de transformar problemas e frustrações em resultados que redundem em honra e glórias a Deus.


Depois de ministrar, Jesus disse a Simão (Pedro): "Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar". (Lucas 5.4 ACF)


Talvez uma mistura de sentimentos envolveu Pedro, quem sabe. Como assim, voltar para alto mar? Ele acabara de voltar e passou toda a noite trabalhando! Jesus não está falando com um pescador que iniciou há pouco tempo seu ofício na pesca, mas com Pedro, pescador experiente, que sabia interpretar cada movimento desse ambiente no qual estava acostumado! Mas perceba que, quando a experiência humana bate de frente com a autoridade de Jesus, tal autoridade ganha, porque onde os esforços humanos fracassam produzindo frustração, a autoridade de Jesus entra, produzindo milagre.


Lucas 5.5: "E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede".


Pedro entendeu que uma palavra de Jesus é o suficiente para mudar uma situação adversa em bênção. Ele entendeu que a palavra do mestre sempre aponta para o lugar onde viveremos e cumpriremos nosso propósito. Pedro ainda não tinha o conhecimento do seu propósito, mas quando Jesus pediu para que voltasse ao lugar onde se esforçou, se frustrou e ficou cansado, era justamente este lugar que estava apontando para o seu chamado: pescador de homens. (Lucas 5.10)


Tem ministério que nasce em meio a dor. Tem ministério que nasce em meio às lágrimas. Tem ministério que nasce no "fogo das pressões", e passa pelos escárnios e injúrias, calúnias e difamações, humilhações e afrontas. Talvez a área que você mais enfrenta lutas e adversidades, fazendo com que chegue à exaustão emocional e física, pode ser justamente aquilo que está apontando para o teu propósito de vida. Deus quer fazer de você e de mim autoridades naquilo que enfrentamos, para que possamos ajudar aqueles que passam pelas mesmas lutas que, anteriormente, saímos vencedores. (2 Coríntios 1.3-4)


Lucas 5.6: "E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede". (ACF)


Existem princípios a seguirmos para que o destino profético que Jesus outorgou ao nosso respeito, se cumpra; neste caso, Pedro seguiu e foi bem-sucedido. Uma grande colheita não surge, simplesmente, do nada. Exige-se responsabilidade, empenho e comprometimento. No caso de Pedro, ele fez a parte dele, empenhando-se em seu serviço; porém, note que, embora seu esforço e experiência não tenham sido o suficiente para lhe render peixes em sua rede, o futuro discípulo compreendeu que o processo do milagre passa pelo princípio da obediência, do reconhecimento da autoridade de Jesus, e deixar-se ser guiado por ele.


Continua...