Obedeça! - Vencedor Pela Palavra

Obedeça!

Publicado em 25 de jun. de 2021

Obedeça!

 

Obedeça!


Lucas 5.4-6: "E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede". (ACF)


Esta passagem tem muito a nos ensinar. Bem conhecida por todos, a pesca maravilhosa, descrita neste capítulo, mostra-nos Pedro, com duas visões diferentes de se enxergar uma mesma situação: a primeira, reconhecendo a falibilidade de seus esforços pessoais e, até mesmo, com um certo tom de frustração e cansaço; a segunda, com uma rápida resposta de sua fé ao pedido de Jesus; esta última, parece que ainda ecoa em nosso tempo, soando altissonantemente às "portas" da nossa fé para que façamos o mesmo. 


Observe: A primeira visão demonstra [luta, esforço, cansaço e, talvez, até mesmo, desânimo]. Veja: "Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos". A segunda visão de Pedro demonstra [fé, ousadia, confiança e obediência] Naquele que é poderoso para transformar todo fracasso em sucesso. Veja: "mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede".


Preste atenção: a prontidão de Pedro em obedecer a uma ordem divina, ocasionou em seu sucesso e bem estar físico, emocional e financeiro. A pesca, assim como nos dias atuais, era uma fonte de renda tanto para os próprios pescadores, como para suas famílias. Há vezes na vida que somos como Pedro: lutando, se esforçando, fazendo a nossa parte, porém, sem ter êxito naquilo que empreendemos. O que vai fazer a diferença, em qualquer área da vida, é justamente ouvir a voz de Deus e obedecê-la.


Tem momentos que, simplesmente, não dar para perdermos tempo. Ou dizemos sim a uma ordem de Jesus, ou ficaremos no mesmo lugar, cansados, prostrados e desanimados, justamente por não cumprirmos uma determinação divina. Pedro entendeu que para alcançar o resultado satisfatório que desejava, deveria agir rápido, com prontidão de sua fé ao que Jesus o estava propondo naquele exato momento.


Existem várias formas de Jesus se comunicar conosco: pelo Seu Espírito Santo em nós (Hebreus 3.8), pela Sua palavra (Hebreus 4.12), pelos conselhos dos pais (Colossenses 3.20) e amigos (Provérbios 27.6), pela natureza (Salmos 19.1-3)... enfim, não podemos limitar Deus quanto a esta questão. Mas, há uma proposta interessante nesta passagem e que nos faz questionar algo: qual é o tempo de nossa resposta entre o que Jesus nos mandou fazer e a Sua execução? Rápida, lenta, demorada, ou não a executamos?


O fato de vivenciarmos o milagre está intimamente ligado à pronta resposta ao que Jesus nos pediu para fazer. Existem pessoas que estão com a vida espiritual e emocional travadas porque sabem o que precisa ser feito, mas, ou são lentas e deixam pra executarem depois o que Jesus mandou por meio da palavra, ou simplesmente, resolvem não fazer; e há casos que ainda fazem o contrário do que aconselha a Bíblia.


Deixa eu esclarecer esta questão: a base para o nosso viver na terra é a palavra de Deus. Nela encontramos inúmeros princípios para: perdoarmos (Mateus 6.15); não fazermos alianças com quem não professa a mesma fé (2 Coríntios 6.14-15); nos santificarmos (Tessalonicenses 4.3); não julgarmos (Mateus 7.1-2); amarmos o nosso próximo (Gálatas 5.14); que para tudo existe um tempo determinado (Eclesiastes 3.1); que tudo aquilo que plantarmos, isto colheremos (Gálatas 6.7), e muito mais.


Não adianta saber o que tem que ser feito e resolver não fazer. Se Pedro dissesse não a Jesus e insistisse na sua experiência como pescador, pelo fato de, a noite toda, não ter apanhando nehum peixe, nada lhe aconteceria. Deus não estava interessado em sua experiência, o que, na verdade, naquele momento, não o ajudou muito; mas em sua obediência. Entenda este princípio: somente colhe milagres quem tem no seu solo as marcas de um plantio obediente.


Graça e paz!


Ore comigo: 'Pai, obrigado por esta palavra. Por me ensinar que devo responder prontamente ao teu chamado para minha vida. Ensina-me a obedecer às sagradas escrituras para que eu tenha vida. Oro no nome de Jesus. Amém'.