A prensa extrai o melhor
Hebreus 12.2: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo (alegria) que lhe estava proposto, suportou a cruz (humilhação, desprezo, adversidades), desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus". (ACF)
É nos momentos difíceis e de tensão que demonstramos quem somos de verdade: se somos resilientes ou não. Às vezes vem raiva sobre nossos sentimentos por causa do desconforto que estamos passando em alguma área da vida, mas que não gostaríamos de passar. Mas a questão é o que iremos fazer com essa raiva:
1) Focalizar no problema.
2) Usá-la para quando for bem-sucedido, ser alguém egoísta.
3) Tomá-la como motivação para se entregar a Deus, fazer o bem e ser alguém melhor.
Por isso que é tão perigoso o descontrole emocional num momento de crise. É preciso organizar os pensamentos, focalizar que a nossa força vem de Deus, manter a calma e seguir em frente. Mas é nos momentos difíceis que a nossa fé é provada e refinada e, também, não podemos nos esquecer de que as maiores criatividades surgem em momentos adversos.
O melhor de nós só vem à tona na adversidade. Pense na uva: para extrairmos dela um bom vinho, é necessário pisar, prensar e esmagar. Você sabe qual é a glória da uva? A sua glória é poder alegrar as pessoas com o bom vinho que ela produz, os doces, e derivados.
Da mesma forma, a nossa glória servirá com muito mais prazer às pessoas quando a nossa fé for provada no calor das batalhas. Deus quer extrair de nós o melhor para que nosso semelhante venha saborear da nossa vida tudo aquilo que Deus trouxe à tona por meio do fogo. O fogo nos purifica.
Provérbios 25.4 diz: "Purifique a prata, e o artista poderá fazer uma obra de arte". (NTLH)
Você está sendo moldado, preparado, purificado por Deus. Você é uma linda obra de arte. Aguente a pressão! Não focalize o problema! Não haja de forma errada! Olhe para Deus e faça a diferença na sua vida e na vida das pessoas. Entenda: Não existe glória sem sofrimento!
Graça e paz!