O ciclo sempre se repete - Vencedor Pela Palavra

O ciclo sempre se repete

Publicado em 2 de ago. de 2021

O ciclo sempre se repete

 

O ciclo sempre se repete


Diz a palavra que "no mundo tereis aflições" (João 16.33), mas Deus sempre vai nos socorrer. (Salmos 46.1) Ele sempre vem com a ajuda. (Salmos 37.39-40) Ele é o nosso pastor (Salmos 23), o supridor de nossas necessidades. (Filipenses 4.19) Não importa quantas adversidades tenhamos que passar, algo vai se repetir: Deus virá com o socorro. Este ciclo sempre se repete

Convido você a olhar para o passado como uma forma de ver aquilo que Deus fez ao teu respeito. (Salmos 103) Me diz se não foi assim? Você chorou, se entristeceu, achou que não tinha mais solução, mas então, o ciclo se repete: Deus vem e peleja por você, te dá alívio na alma (Mateus 11.28-30) e te faz passar por cima dessa luta, até então, sem solução.

Lembro-me da história de Jeosafá. 2 Crônicas 20.2 diz: "Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi". (ACF) Diz a palavra que Jeosafá temeu e fez o que todos nós fazemos, ou pelo menos, deveríamos fazer, num momento de crise: buscou ao Senhor. (2 Crônicas 20.3-4)

Enquanto todo o Judá estava em pé diante do Senhor com suas crianças, suas esposas e seus filhos (2 Crônicas 20.13), o Espírito do Senhor usa o profeta Jaaziel e diz: "Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco". (2 Crônicas 20.15-17 ACF)

Preste atenção: Deus mostrou por onde os inimigos passariam para que Jeosafá e o povo tivessem um passo à frente de seus opositores. Sabe o que é isso? É o ciclo se repetindo: Deus pelejando e dando livramento para o seu povo. Talvez você esteja amedrontado, em pânico, ou mesmo temeroso, assim como Jeosafá, por algo que o perturba. Pode ser uma notícia ruim, a situação que não vai nada bem, dívidas, quem sabe, desemprego, perseguições e humilhações. Bom, se eu tenho uma certeza, é que a solução para os nossos problemas está em imitar aquilo que Jeosafá fez. Ele buscou (consultou, orou, pediu) ao Senhor por socorro.

Note que, se buscarmos ao Senhor e pedirmos Seu conselho, sempre obteremos êxito nos problemas que enfrentarmos. (Provérbios 8.14) O Senhor te dará discernimento de como agir nesta peleja. Você ficará um passo à frente diante dessa adversidade, pois Deus lhe mostrará o caminho e sairás vencedor. Receba da parte de Deus autoridade e as armas corretas para derrubar esses gigantes.

Depois que Deus falou através do profeta Jaaziel, Jeosafá e todo o povo de Judá e os moradores de Jerusalém se ajoelharam diante do Senhor e O adoraram. (2 Crônicas 20.18) Na manhã seguinte, todos levantaram cedo e partiram para o deserto de Tecoa (2 Crônicas 20.20), e Jeosafá nos dá uma aula de como nos portarmos nas guerras que enfrentamos. Não com as próprias forças, mas com a força do louvor e da adoração.

Veja: 2 Crônicas 20.21: "Depois de ouvir e deliberar com o povo, designou cantores para louvar ao SENHOR que saíssem na frente do exército, vestidos de trajes sagrados, adorando e entoando: “Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre!”. (KJA)

Que maravilha é o poder do louvor! Mas muitas vezes nos esquecemos dessa tão preciosa arma espiritual e preferimos a "espada". É como ouvi certa vez numa pregação: "Pilatos pôs diante da multidão Jesus x Barrabás, e os perguntou: "A quem desejais que eu vos solte, a Barrabás ou a este Jesus, que é chamado de Messias?”. (KJA) Jesus simboliza a paz, o amor, a misericórdia e agir de acordo com a vontade do Pai. Barrabás simboliza a espada, a intolerância, o julgamento e agir com as próprias forças. Foi o que os príncipes dos sacerdotes, os anciãos e o povo escolheram: a espada. (Mateus 27.20-21) E nós, na maioria das vezes, escolhemos o mesmo". (Pr Caoxandi - Verbo da Vida, Campo Grande RJ)

O dia que entendermos que o poder da adoração é melhor e mais eficaz que nossa própria força limitada, não perderemos mais um segundo sequer nos desgastando com situações que sugam a nossa vida emocional e espiritual. Quando Josafá pôs os cantores à frente do Exército, e embora eles tenham ido preparados para a guerra, tal fato nos comunica onde deve estar a fonte de nossa força: não nas armas e força humana, por certo, mas na adoração.

É por isso que não adianta batermos boca, nem dizermos: "Deixa comigo que eu vou lá resolver! Eu faço! Isso não vai ficar assim!" Você e eu apenas teremos estresses e, no mínimo, ganharemos uma úlcera no estômago. Devemos elevar nossos pensamentos a Deus em oração, fazer como o rei Jeosafá buscando ao Senhor e Ele nos ajudará. (Hebreus 4.16)

Graça e paz!

Ore comigo: 'Senhor, diante desta luta que enfrento, tomo a atitude de Te buscar. Vem em meu auxílio e mostra-me uma direção a seguir. Sei que meu socorro vem do Senhor. Guerreia as minhas guerras, pois sozinho jamais conseguirei vencer. Tu és o meu Deus, em quem confio. Oro no nome de Jesus. Amém'.