A luz continua em você - Vencedor Pela Palavra

A luz continua em você

Publicado em 10 de out. de 2021

A luz continua em você

 

A luz continua em você


Mateus 5:14. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte". (ACF)


Em certo momento da minha vida, momento esse em que as coisas não andavam muito bem, atravessava lutas e adversidades que pareciam nunca acabar, inclusive, um dos piores tipos de lutas que existe, a interna, onde o nosso Eu constantemente trabalha para que nos autosabotemos; e, aí que o perigo mora, pois este é um tipo de cárcere onde ninguém vê a prisão a que estamos submetidos, e o quanto nossa alma, em decadência, grita, pedindo socorro.


Num desses dias, estava no ponto, esperando o ônibus chegar para ir a um determinado local. De repente, olho para cima: o tempo estava completamente nublado, com muitas, mas muitas nuvens escuras sob o céu. Foi quando notei, por um buraco na nuvem, pude ver parte do sol, brilhando e cheio de esplendor; uma luz poderosa e que, sem dúvida, chamava a atenção. Ele estava totalmente coberto por nuvens negras, é verdade, mas, ainda assim, nada foi capaz de fazê-lo deixar de brilhar.


Então, nesse instante, o Espírito Santo comunicou algo: "A luz continua em você. Você não deixou de brilhar". No trajeto até onde iria, fui agradecendo a Deus por falar comigo e, olhando a paisagem ao redor, contemplava a imensidão do céu, com aquelas nuvens cinzas e carregadas de água, e pensava comigo mesmo: o sol está ali e não deixou de brilhar. Como Deus fala e manifesta o Seu poder através da natureza! Mas, para extrairmos um melhor aprendizado daquilo que Deus nos comunica, é preciso estarmos atentos a Sua voz. (Hebreus 3.7-8)


Veja: as nuvens escuras e carregadas são as muitas lutas e adversidades que enfrentamos. Já o tempo nublado representa justamente um tempo determinado, uma estação ruim da vida, significando que nada dura para sempre. Por isso, nos dias ensolarados, sorria mesmo, divirta-se, viva a vida. Nos dias negros, aprenda o que esse tempo ruim tem a te ensinar; pois a grande verdade é que somos promovidos não nos dias de sombra e água fresca, mas o quanto suportamos as tensões das estações nos levará a vivermos dias de glória no futuro.


Jesus disse que somos a luz do mundo, mas devemos tomar o devido cuidado para que esta luminosidade não venha se apagar, porque existem vários fatores que podem contribuir para tal. São elas: frustrações, decepções, perseguições, estar há um bom tempo diante de determinadas lutas, o que, sem sombra de dúvidas, se deixarmos tais ocorrências nos atingirem, teremos nossas forças física, emocional e espiritual, minadas. A lista não para. Até porque, Jesus disse que neste mundo teremos aflições (João 16.33), mas cabe a nós cumprir a segunda parte deste mesmo versículo: é preciso termos bom ânimo diante de todos esses revéses, pois nosso mestre Jesus venceu o mundo.


Bom, continuando, veja: Dentre tantos significados que a palavra luz tem, destaquei algumas no seu sentido original grego [clarão produzido por uma substância em ignição, verdade, certeza]. O interessante é que, para se produzir o clarão onde todos possam ser beneficiados por essa luz, inclusive, quem a detém, é preciso haver ignição. Ignição é [o mecanismo através do qual se põe em funcionamento um motor de combustão interna].


Agora, preste atenção: antes de produzirmos o clarão, de iluminarmos mundo a fora, entenda alguns princípios:


1) A Bíblia diz: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome". (João 1.12 ACF) Esta [ignição], que, metaforicamente falando, simboliza nossa comunhão com Jesus, nos levará, indubitavelmente, a nos conectar com o Espírito Santo e com nosso Pai. Ele é o "mecanismo" que faz funcionar todas as "peças" no interior do homem. É o que também está escrito em 1 Timóteo 2.5: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem". (ACF)


2) Esta ignição (comunhão com Cristo) nos fará conhecer a [verdade]. Observe o que disse Jesus: "Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O (Espírito da verdade), que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós". (João 14.15-17 ACF)


3) Esta (verdade) operará em nós a [certeza] de quem somos em Deus. No livro de João 8.32 está escrito: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". (ACF) Somente pela palavra de Deus temos a certeza de quem somos em Cristo. E foi por causa desta (certeza) de quem Cristo era em Deus pai, que suportou a cruz, desprezando as afrontas de seus acusadores, suportando, assim, as contradições dos pecadores contra si mesmo. (Hebreus 12.2-3) 


Quando os fariseus hipócritas diziam que Jesus expulsava demônios por Belzebu [Do latim Beelzebūb, do hebraico ba'al zebub] - "Príncipe dos Demônios, Senhor das Moscas e da Pestilência, Mestre da Ordem" (Mateus 12.24), posso imaginar Jesus pensando em quem de fato Ele era, não este tal demônio de que o acusavam, mas, lembrando do que disse seu Pai logo após ser batizado por João Batista no rio Jordão: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (prazer, alegria, contentamento)". (Mateus 3.17 ACF) 


Ainda que todos sejam contra nós; ainda que haja lutas e várias aflições; ainda que nos difamem e caluniem; ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado (Habacuque 3.17), podemos dizer as mesmas palavras de nosso irmão Jó: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra" (Jó 19.25 ACF)


Lembre-se: "A luz continua em você. Você não deixou de brilhar" - Espírito Santo.