Isaías 41.13: "Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo".
Tudo transcorria normalmente. Naiane Soares, minha esposa, estava grávida de nossa filha Anna. Era a trigésima nona semana de gravidez quando, no dia 14/10/2021, quinta feira, seu olho esquerdo apresenta uma pequena irritação. Ela prontamente se propôs a cuidar para que não acontecesse algo pior. Pensávamos que aquele revés logo iria passar, mas, infelizmente, não foi assim que aconteceu. No dia seguinte, sua bolsa lacrimal estava totalmente inchada, ocasionando uma [Celulite Ocular].
Na sexta, sábado e domingo, Naiane continuou cuidando do olho com compressa de água morna e um colírio especial; porém, algo mais deveria ser feito. Era preciso passar por uma avaliação médica especializada. No dia 18/10/21, segunda feira, Naiane completava quarenta semanas de gravidez. Ela, então, resolve ir à Clínica Da Família para ver qual seria o parecer da médica responsável que a acompanhava em seu pré-natal.
Eu estava no trabalho nesse momento, também aguardando o parecer médico. Pouco tempo depois, recebi sua mensagem, dizendo: "Traz as malas e as bolsas da Anna porque vamos para a Maternidade MARISCA, Hospital da Mulher, em Bangu". A médica achou por bem que Naiane tratasse do olho nesse Hospital, já que era o hospital indicado para que ela fizesse o parto. Até pensei comigo mesmo, meio que esperançoso: "Será que a Anna vem hoje? Estou ansioso para vê-la".
Fomos para o MARISCA de carro. Nosso amigo Maicon nos levara até lá. Naiane apresentou a identidade e esperou ser chamada. Quando, enfim, chamaram seu nome, fizeram alguns exames para verificar se estava tudo bem com ela e com a Anna. Cada minuto e segundo que se passava, parecia uma eternidade. Procurei muito manter a calma, confiando que Deus estava cuidando de nós. E como estava.
Tudo ocorreu bem, e os exames, graças a Deus, não houve resultados negativos. Mas, e o olho de minha esposa, como seria tratado? Quando que eu veria a mulher da minha vida longe daquele sofrimento e daquela dor no olho? Havia um enorme risco daquela bactéria irradiar também para a cabeça, e ninguém faz nada? Você vai se surpreender com a resposta da médica que a atendeu: "Você veio aqui por causa de um olho"? Pode acreditar: esta foi a sua inacreditável resposta, totalmente insensível e sem empatia.
Vamos argumentar equilibradamente: Nem todos Os Profissionais da Saúde são ruins. Nem todos são insensíveis. Existem aqueles que são maravilhosos em seus tratamentos com seus pacientes e que dispensam elogios. É bom que isso fique bem claro. Porém, infelizmente, uma instituição fica manchada por causa da má atitude de um funcionário. Quem a atendeu, rasgou, literalmente, o Código de Conduta Médica. Não só isso, mas, O Código de Conduta moral de tratar com igualdade a quem quer que seja e lhe prestar ajuda quando este tiver necessitando dela.
Enquanto minha esposa era bombardeada por essa falta de profissionalismo, ocasionando um grande desconforto emocional, eu a esperava na frente da maternidade, porque não é permitido que o esposo acompanhe sua própria esposa. Que ironia! Naiane saiu aos prantos, com lágrimas nos olhos, com aquele sentimento de não valer um centavo. É justamente assim que nos sentimos quando somos tratados com tanto desprezo e desdém.
Mas, e agora, o que fazer? Uma sensação de estarmos à deriva nesse momento era grande. Parecia que o mundo e os problemas realmente "nos engoliam"; mas, quem serve a Deus, ainda que o caos reine ao redor, deve continuar perseverando com fé. Saímos dali direto para o Hospital Rocha Faria, ainda sem sabermos como as coisas seriam resolvidas. Naiane estava com muita dor, mas ainda assim, teve que esperar ser chamada para uma avaliação, onde calculam o grau de enfermidade do paciente, e só depois passou pelo médico.
Enquanto a atendiam, eu informara por uma lista de transmissão no WhatsApp a sua real situação, e agradecia a todos pelas orações. A partir desse ponto, você começará a entender os planos de Deus para nós, e o porquê dEle ter permitido o olho da Naiane inchar, algo que não acontecia há exatamente dez anos; e verá que, às vezes, nosso Pai celestial permite uma dor, uma doença, uma "tempestade", mas não há adversidades que Ele não consiga reverter em bênçãos em prol de Seus filhos. Ele é poderoso para usar o caos que nos cerca como um subterfúgio, um meio para nos transportar até o lugar do milagre. Continue crendo!
De repente recebo uma mensagem no WhatsApp de uma senhora, irmã em Cristo, muito querida, chamada Vera. Ela disse: "Leandro, eu vou te passar o contato de alguém que pode te ajudar". Eu agradeci a ela e entrei em contato com essa pessoa, Pr. Marta Torres, passando toda a real situação a que estávamos sendo submetidos. Conversei com ela por bastante tempo, recebendo seu apoio, palavras de motivação e fé. Minha esposa, então, é liberada do médico. Infelizmente também não fizeram nada; apenas passaram um remédio para a dor no olho, e deram um encaminhamento para o Hospital Souza Aguiar.
Saímos dali pensando o que fazer. Souza Aguiar? Longe demais, trânsito, risco de contaminação por covid-19. 'Senhor, ajuda-nos!' Essa foi minha oração. Até que Deus se manifestou através dos conselhos de amigos e parentes. Quanto a isto, a Bíblia diz: "Cada pensamento se confirma com conselho e com bons conselhos se faz a guerra". (Provérbios 20.18 ACF) Preste atenção aos conselhos que lhe são dados. Deus fala através deles e podem salvar sua vida.
Fomos para casa ainda nos perguntando se iríamos para o Souza Aguiar ou para uma clínica particular. A questão é que estávamos sem recursos financeiros para sermos atendidos em uma clínica desse porte. Que situação difícil! Que luta! Como conseguiríamos esse dinheiro? Como Deus é um Pai bom demais e misericordioso, tocou no coração da minha tia Maria Helena, e ela nos deu a quantia em dinheiro de R$500,00 para auxiliar no tratamento do olho de minha esposa. É o que diz Hebreus 13.5: "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: NÃO TE DEIXAREI, NEM TE DESAMPARAREI". (ACF)
Amanheceu. É dia 19/10/2021. Depois de devidamente aconselhados, procuramos uma clínica particular em Campo Grande, RJ, que fora indicada pelo meu amigo Denis. Naiane foi atendida pela Dr. Roberta Caputto, especialista na área ocular. Ela avaliou a situação que não estava nada bem e nos disse a verdade: "Seu caso é seríssimo e você precisa de uma internação urgente!" Tudo parecia uma verdadeira "bomba" caindo sobre nossas cabeças. Minha esposa com quarenta semanas de gravidez e ainda receber um diagnóstico desses! A Dr. Roberta se indignou imensamente com esse descaso médico para com a Naiane, por não lhe prestarem atendimento.
Não esqueçam da Pr. Marta Torres. Eu ainda estava tendo contato com ela, mantendo-a informada sobre tudo. Segundo a Pr. Marta, no dia anterior, não poderiam ter dispensado minha esposa do Rocha Faria. Foi descaso! Ela a todo instante estava se prontificando a nos visitar e ajudar, seja aonde fosse, Rocha Faria, Souza Aguiar ou até mesmo o Marisca, em Bangu. A Dr. Roberta, depois do diagnóstico, liga para a Clínica Da Família aonde Naiane fazia o pré-natal e conversa com sua médica sobre a situação. Então, depois da conversa, ficou resolvido que Naiane seguiria para a Clínica Da Família de origem, mas não saibamos para qual Hospital iríamos.
Outra saga começa. Lá vamos nós para a Clínica Da Família. Falamos com quem de direito e partimos de ambulância... para onde? Rocha Faria! Naiane não queria ir para esse Hospital, por causa da gravidez anterior que fora conturbada e estressante. Para você ter uma ideia, quando segurei meu primeiro filho, Samuel, pela manhã, depois de nascido, eu me derramei em lágrimas, aliviando toda a tensão que tivéramos da chegada ao Hospital até o momento do nascimento. Esse foi outro momento. Não que Deus não tivesse operado na primeira gravidez. Como Ele operou, e nosso filho estar vivo hoje, é de fato, um milagre, por tudo o que aconteceu. Deus trabalha de várias formas. Na primeira gravidez foi uma experiência. Na segunda, outra.
Voltando ao assunto, avisamos a Pr. Marta que estávamos novamente no Rocha Faria. Por causa de sua influência, graças a Deus, tudo foi agilizado de forma a Naiane receber todo o atendimento necessário e, cuidaram, enfim, desse olho até que desinchasse por completo. Deus não deixou que nada de ruim acontecesse. Ela deu entrada para ser internada nesse mesmo dia, 19/10/2021.
No dia 21/10/2021, avisaram que esse seria o dia do parto. Que saga! Que luta pra chegar até o parto! Mas, o diagnóstico é de milagre: segundo informações médicas, Anna nascera com limite de líquido amniótico. Desde a 37° semana, a produção desse mesmo líquido começara a diminuir, o que podia ocasionar complicações na saúde da bebê. Ainda que ela tenha nascido roxinha, nada lhe aconteceu. Tudo estava de acordo com a vontade de Deus.
Enquanto Naiane estava na sala de cirurgia, sendo medicada para fazer a cesariana, pediram que eu esperasse um pouco. Existe um corredor, bem longo, que dá acesso a essa sala. Então, antes de me chamarem, de repente, comecei a entoar os seguintes hinos que o Espírito Santo estava pondo em minha mente pra louvar:
"Descerá Sobre Ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá [...]".
"Eu sei que não estou só, pois sinto Sua presença em mim [...]".
"Espírito enche a minha vida. Enche-ne do seu poder [...]".
"Em Espírito Em Verdade te adoramos [...]".
"Sopra Espírito trazendo vida [...]".
"O espírito de Deus está aqui operando em nossos corações [...]".
Eu quero que você, agora, na sua mente, volte comigo nesse exato momento: Eu como esposo, enfrentando junto com minha família todos esses estresses, a um passo de ver a Anna nascer, orando para que tudo ocorresse bem com Naiane e nossa filha, se vendo a sós naquele corredor... nossa, que mistura de emoções senti!
Ali, sozinho, refletindo sobre a vida, era somente eu e o Espírito Santo, junto com as orações dos santos. A cada hino entoado, o Espírito Santo me lembrava de outro, de outro e de outro, consecutivamente. Como a presença do Espírito de Deus era forte naquele lugar. Sem me dar conta, a verdade é que eu estava entoando tais hinos profeticamente. Deus usou os meus lábios para trazer àquele lugar a presença do Espírito que traz vida.
Quando fui para a sala de cirurgia, minha esposa já estava deitada em cima da cama. Segurei firme sua mão dando o meu apoio. Então, começaram a cortar as camadas de pele que, por fim, chegaram até a Anna. Linda. Uma verdadeira flor. Um milagre. Uma promessa e herança do Senhor. Como agradeci a Deus por poder presenciar aquele momento inesquecível e por tudo ter dado certo. Sim, Deus faz dar certo, ainda que nossas pequenas expectativas não sejam o suficiente para nos manter prosseguindo. Se Deus te prometeu algo, apenas creia e deixe que o impossível Ele faz.
Do dia 19/10/2021, Terça feira, ao dia 26/10/2021, Terça feira, estivemos no Rocha Faria. Como disse, Anna nascera com limite de líquido amniótico. Disseram que ela teria que fazer uma ultrassonografia do trato urinário. Ficamos apreensivos com este diagnóstico, mas resolvemos confiar em Deus. Houve demora para efetuarem esse exame e também demora para liberarem Anna e minha esposa do Hospital.
Na semana do dia 18, quando pedia oração pela minha esposa, meu amigo João me disse: "Leandro, vou te passar o contato de alguém que pode te ajudar". Depois de uma semana no Rocha Faria, chegou o momento de entrar em contato com esse amigo. Seu nome, Isaque. Por causa de sua influência, o processo para fazerem o exame da Anna e darem a alta para minha esposa e nossa filha fora agilizado. Tanto a Pr. Marta como Isaque foram até o Hospital Rocha Faria, assistindo minha esposa, orando por ela, apoiando-a junto a mim nessa luta.
Preste atenção: Deus mudou a rota, traçou o destino e nos deu um novo caminho a seguir. Segundo as expectativas humanas, havia ansiedade e Inquietação; segundo a expectativa de Deus, havia esperança e fé. Hoje, Anna está em casa, alimentando-se bem e cheia de saúde. Naiane já se recuperou do problema ocular, pois seu olho voltou ao normal. O inchaço sumiu completamente.
Louvamos ao nosso Deus pela dádiva da vida, pela comunhão com os irmãos que, juntamente conosco, nos acompanharam desde o começo, orando e intercedendo por nós. Somos realmente gratos. Gratidão a Deus por usar seus servos influentes nesta terra para intervir a favor da causa daquele que necessita de ajuda. Deus usa pessoas para abençoar pessoas. Deus é um Deus de relacionamento. Por isso, saiba cultivar a Network que Deus permite você estar.
Obrigado, Pai. Obrigado amigo (a).
Tiago 1.17: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem NÃO HÁ MUDANÇA NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO". (ACF)