Blasfêmia contra o Espírito Santo - Vencedor Pela Palavra

Blasfêmia contra o Espírito Santo

Publicado em 3 de nov. de 2021

Blasfêmia contra o Espírito Santo



Blasfêmia contra o Espírito Santo


Mateus 12.31: "Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens". (ACF)


Está aí um tema polêmico e que muitas vezes tem causado dúvidas ao leitor das escrituras sagradas. O que é a Blasfêmia contra o Espírito Santo? Será que já cometemos este pecado? Em que contexto, realmente, ele está inserido?


Analisando o texto, levaram até Jesus um endemoninhado cego e mudo, e Jesus, obviamente, expulsou o demônio daquele homem, de forma que o cego e mudo falava e via. (Mateus 12.22 ACF) Logo a seguir, a palavra diz que "os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios". (Mateus 12.24)


Observe o contexto: Jesus expulsa o demônio de uma pessoa, libertando-a do cativeiro maligno, e os fariseus, hipócritas e guias cegos, atribuíram uma obra divina, ou seja, tal milagre de Jesus, dizendo ser de autoria demoníaca. Isso é blasfêmia contra o Espírito Santo! E tem mais, os fariseus estavam, também, rejeitando a própria salvação que a eles era oferecida. Eles negligenciaram Jesus e Seu plano salvífico para a eles.


Uma ressalva sobre este ponto: É por isso que antes de criticarmos alguém, apontando o dedo dizendo que "tal pessoa" é um falso profeta e os milagres que "ela opera" são de ordem demoníaca, primeiro, faz-se necessário, analisar todo o contexto com cautela. Se não fizermos desta forma, mas, à primeira vista, proferirmos palavras ofensivas contra a "tal pessoa", poderemos estar caindo no mesmo tipo de pecado cometido pelos fariseus: blasfemando contra o Espírito.


Bom, assim como os judeus agiram indiferente a Jesus, pecando contra o próprio filho de Deus, ao ponto de O crucificarem numa cruz, se analisarmos friamente, a grande maioria da população mundial também está em pecado, pois continuam vivendo suas vidas diárias na escuridão, amando as trevas (João 3.19) e rejeitando a própria luz do mundo: Jesus. (João 8.12) Esta pode até ser uma palavra dura, mas, é a mais pura das verdades. Não basta dizer "creio em Jesus", se esta crença não nos levar até Ele, criando, então, um tipo de relacionamento que mudará para sempre a vida daquele que o recebe.


Apocalipse 3.20 diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo". (ACF)


Jesus todos os dias chama o pecador, batendo à porta do seu coração. Ele é a própria sabedoria, segundo está escrito em Provérbios oito, que clama "No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas [...]; Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está gritando: A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens". (Provérbios 8.2-4) Será mesmo que não há ninguém que queira dar atenção à voz do Senhor? Até quando os homens viverão rejeitando Seu chamado?


Jesus, certa vez, disse aos de sua época: "Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas. A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão". (Mateus 12.41-42 ACF)


Nós, discípulos de Jesus, ressurgiremos no juízo com esta geração, e a condenaremos, porque temos dado ouvidos às palavras desse tão preciso livro chamado Bíblia, onde Deus fala e transmite ao homem Sua vontade. Pense em como a Palavra de Deus tem se propagado. Ao longo dos anos sua pregação e expansão tem crescido substancialmente. Veja: Temos programas cristãos na TV, evangelismos nas ruas, as redes sociais, digo: YouTube, Facebook, WhatsApp, Instagram, Blogs, estão abarrotados de pessoas falando e expondo de alguma forma a palavra.


É por isso que absolutamente ninguém terá desculpa diante de Deus no dia do juízo por não terem recebido a Jesus, pois a Sua palavra está sendo ministrada todo o tempo nesse planeta chamado terra. Porém, ainda assim, uma indagação pode surgir: "E aquelas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus, serão salvas?". Em primeiro lugar, somente Deus detém o poder para fazer perecer no inferno tanto o corpo como a alma (Mateus 10.28 ACF), não cabendo a mim dar esta prepotente opinião.


Em segundo lugar, com base na palavra de Deus, ainda que uma pessoa nunca tenha ouvido sequer falar do Filho de Deus, Jesus Cristo, o ungido do Senhor, em Romanos 1.19-20 diz: "Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis (indesculpáveis)". (ACF)


O salmista Davi, no Salmos 19.1, nos dá uma palavra maravilhosa em concordância com o texto citado acima. Veja: "OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos". (Salmos 19.1 ACF) Ainda que uma pessoa nunca ouvira falar de Jesus, ela é capaz de analisar pelas coisas que estão criadas, inclusive ela própria, que existe um ser maior do que tudo e do que todos, e que merece adoração.


Veja Eclesiastes 3.11: "Todas as coisas têm seu valor quando são feitas na hora certa. Deus colocou o ANSEIO PELA ETERNIDADE no coração do homem, mas assim mesmo ele não consegue entender completamente os planos e as obras de Deus". (NBV)


O DNA de Deus no homem é a eternidade. Pergunte a alguém se ele (a) quer morrer? A resposta você e eu já sabemos. Na verdade, num contexto geral, mal pensamos na morte. Temos a eternidade dentro de nós, posta pelo Criador. Por isso, não ter ouvido falar de Jesus não isenta o homem da responsabilidade que ele tem diante de Deus de escolher aquilo que é certo ou errado. No fundo, todos sabemos o que é mal e o que é bom. O que traz morte e o que traz vida. Então, não peque mais, não entregando sua vida a Cristo. Receba-O agora, pois "a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome". (1 João 1.12 ACF)


Ore comigo: 'Senhor, hoje entendi o que é blasfemar contra o teu Espírito Santo. Também aprendi que rejeitá-LO é o mesmo que pecar contra ti. Hoje, entrego minha vida ao Senhor e O recebo como meu Salvador. Amém'.