Declare a Palavra - Vencedor Pela Palavra

Declare a Palavra

Publicado em 24 de mar. de 2022

Declare a Palavra




Declare a palavra


João 6.63: "O espírito é o que vivifica (traz vida), a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida". (ACF)


Há situações que, simplesmente, fogem ao nosso controle: desemprego, afrontas, um diagnóstico que não esperávamos, algum revés que nos aflige, de alguma forma, fazendo-nos sofrer. Bom, ainda que passemos por adversidades nesta vida, pois as aflições neste mundo são reais (Joao 16.33), quero aqui exaltar e engrandecer o poder da Palavra de Deus; pois somente ela, e através dela, é que conseguiremos vencer tudo aquilo que de ruim enfrentamos. (Atos 3.16)


Que haja em nós uma conscientização da importância de lermos esta gloriosa Palavra, de colocá-la em prática e declará-la verbalmente. A grande verdade da qual não podemos negar é que, no princípio, por ocasião da criação, Deus, para cada coisa que criava, a sua voz de comando era "Haja!" (Gênesis 1.3.6.14); "Ajuntem-se!" (Gênesis 1.9); "Produza (am)!" (Gênesis 1.11.20.24); e "Façamos!" (Gênesis 1.26). Se a Palavra foi verbalizada por Deus e esteve presente no processo da criação, é fazendo da mesma forma que venceremos e traremos à tona aquilo de que necessitamos. (Romanos 4.17)


Quero compartilhar com você um breve testemunho que aconteceu comigo. As 4:59hs da manhã do dia 10/03/22, quinta feira, fui despertado por um sussurro diabólico no meu ouvido. O tal sussurro dizia: "Morte". No mesmo instante em que ouvi essa palavra, acordei e vi o espírito da morte a um metro de onde estava, bem em pé, à minha frente.


Mas, algo me chamou muito a atenção: enquanto isso tudo ocorria, senti o Espírito Santo me envolver fortemente com Sua presença e O ouvi dizer dentro de mim Sua palavra, como que me dando uma estratégia para lidar com o que acontecia. Sua palavra foi: "[...]as palavras que eu vos digo são espírito e vida". (João 6.63)


Que Palavra poderosa! Sentado na cama mesmo, expulsei aquele espírito da morte e comecei a declarar vida sobre minha casa, filhos, esposa e sobre mim. Eu disse àquele espírito: - Não haverá morte! Haverá vida! Ninguém morrerá! Declarei vida e prosperidade sobre meus projetos, sobre a loja onde trabalho, sobre tudo. Logo após senti uma forte paz em meu ser.


Deus também me trouxe à mente uma palavra que escrevi, cujo título chama-se: Gere vida. Nesse texto, falo sobre Puá e Sifrá, as duas parteiras das Hebréias que recusaram seguir uma ordem absurda do Faraó, pois o mesmo queria que elas matassem todos os bebês do sexo masculino ao nascerem. https://www.vencedorpelapalavra.com/2021/02/gere-vida.html


O que o Espírito Santo quis comunicar a mim com esses dois textos, é que temos o poder dado por Deus de trazer vida a uma situação onde uma sentença de morte foi pronunciada. Temos o poder de gerar vida! Mas, como faremos isso? Declarando a palavra de Deus. Creia nisto: O inferno não vai fazer morrer quem Deus já determinou que viva. Vença pela palavra declarando vida!


Provérbios 18.21 diz: "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto". (ACF)


Se a morte e a vida estão no poder daquilo que pronunciamos, já imaginou pronunciar a palavra de Deus, seja sobre nossa casa ou alguma situação adversa? Já imaginou que impacto isso causará? Outra coisa: não espere uma situação ruim acontecer para declarar o que diz a Palavra. Se há vida em nós, se estamos respirando, então a todo momento devemos pronunciá-la. (Josué 1.8)


Romanos 4.17 diz: "É Ele (Deus) que VIVIFICA (trazer vida)  os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem". (ACF)


Nesse exemplo, vemos o poder de Deus chamar à existência aquilo que não existe. É um poder criador. Vemos esta manifestação maravilhosa quando o profeta Ezequiel, inspirado pelo próprio Deus a profetizar, deu ordem aos ossos secos que estavam no vale para que voltassem a vida. (Ezequiel 37.4-10) Então osso a osso começaram a juntar-se; músculos e nervos surgiram, assim bem como carne e pele para os cobrir. (Ezequiel 37.7-8)


Para que você entenda melhor, nesse contexto histórico, os ossos secos representam o povo de Israel que, na ocasião, estavam espalhados; porém, ainda que a realidade dos Israelitas fosse das mais duras, como eles mesmos diziam: "[...] Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados" (Ezequiel 37.11 ACF); a despeito desse caos e falta de esperança entre o povo, Deus convida o profeta Ezequiel a profetizar vida. Veja: "Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel". (Ezequiel 37.12 - ACF)


Romanos 4.17 e Ezequiel 37 se complementam porque a Palavra traz vida e quem está no sepulcro e na sepultura está morto, e somente se sai desse lugar pelo poder de alguém maior que está sobre nós e que tem a certeza de que não há caos que não possa ser transformado em bênção, nem morte que não possa voltar a viver.


Veja: quando Ezequiel profetizou o que Deus lhe mandara (Ezequiel 37.4-6), Deus já sabia que aqueles ossos voltariam a vida. (Ezequiel 37.3) Agora, leia atentamente Isaías 55.10-11: "Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei". (ACF)


Nesses versos de Isaías que são pra lá de conhecidos, Deus usa a chuva, algo natural, para explicar coisas poderosíssimas. A chuva cai sobre a Terra e ela: •Rega (irrigar); •Produz (promover o aparecimento de); •Brota (nascer, gerar, criar); e •Dar (colocar (algo) na posse de alguém).


Em outras palavras, o que Deus está querendo dizer é que o mesmo poder criador que a chuva tem sobre a Terra, a Sua palavra tem sobre todas as coisas. É lindo demais ver Deus usando princípios naturais para exemplificar os espirituais. Preste atenção: para se chegar até o último estágio onde a chuva faz a Terra dar sua semente ao semeador e pão ao que come, existem três princípios anteriores a serem cumpridos. São eles: regar, produzir e brotar.


A aplicação é bem simples: antes de recebermos, ou seja, de tomarmos posse daquilo que necessitamos e almejamos, primeiro, é necessário declarar a palavra sobre a impossibilidade que nos rodeia. A chuva representa a Palavra de Deus, o próprio Jesus, que opera o milagre criador da vida. (João 1.1-4) Então, devemos "regar" com a Palavra de Deus declarando vida onde há morte, declarando prosperidade onde há miséria, declarando cura onde há doença, declarando paz onde há a falta dela; e essa poderosa palavra produzirá, ou seja, promoverá o aparecimento daquilo que estamos regando e criará a realidade que almejamos, colocando em nossa posse aquilo que a nossa fé sempre esperou. (Hebreus 11.1)


Como podemos observar, a palavra vivificar no grego significa: [trazer vida]. Aleluia! Todas as vezes que enfrentarmos situações onde existe a falta de esperança de que algo possa, de fato, melhorar, esta é uma ótima oportunidade para declararmos vida através da palavra e trazermos à existência aquilo que esperamos pela fé.


Para finalizar minhas palavras, gostaria que você enxergasse Isaías 55 citado acima como sendo o próprio Jesus. Preste atenção: Jesus certa vez disse que Ele e o Pai são um. (João 10.30) Agora compare com João 12.49-50: "Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai me tem dito". (ACF)


A Palavra de Deus está a nossa disposição diariamente. Ela já foi escrita e inspirada por Deus (2 Timóteo 3.16). A Palavra é o próprio Jesus falando e Ele já conquistou tudo para nós por ocasião de Sua morte. É o que diz Efésios 2.5-6: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou (trouxe vida) juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus". (ACF)


A palavra assentar no grego significa: [estabelecer; firmar]. Ou seja, estamos estabelecidos e firmados nEle (Jesus) e as Suas Palavras estão em nós e ouso dizer que o mesmo poder que Jesus tem, a igreja tem; mas, não por causa de algum mérito pessoal, mas por causa do Seu poder que opera em nós. (Filipenses 2.13)


Lembre-se: para causarmos um impacto significativo na realidade da qual nos encontramos, precisaremos abrir a nossa boca e profetizar, declarando o que a Palavra (Jesus) já disse.


Ore comigo: 'Senhor, aprendi em Tua palavra que devo declará-la para que a minha realidade possa ser mudada. Não me deixe olhar as circunstâncias nem temê-las, porque tenho o mesmo poder criador de vida que Tu tens, porque Tu estás em mim. Oro em nome de Jesus. Amém'.