Atos capítulo dois é muito conhecido pela maioria do povo de Deus, se não, por todos. Vemos a descida do Espírito Santo, e as línguas, como que de fogo, sendo repartidas entre os que ali estavam reunidos. (Atos 2.1-3) Logo abaixo, vemos também, o espanto que esse acontecimento causou nas pessoas. (Atos 2.5-12) Alguns, zombando, chegaram até dizer que aqueles que falavam em línguas, estavam cheios de mosto (vinho). (Atos 2.13)
Pedro, com um lindo discurso, disse que aqueles homens que acabaram de ser batizados, não estavam bêbados, sendo ainda a terceira hora do dia (9:00hs da manhã), mas que tal fato que tinham presenciado, é o que fora dito pelo profeta Joel, que Deus "[...]derramaria do seu Espírito sobre toda a carne" (Atos 2.17); e falando a cerca de Davi, fez uma maravilhosa abordagem sobre Deus o prometer que o Cristo haveria de surgir de sua linhagem (Atos 2.30) para se assentar no seu trono, e completou dizendo que, a este Jesus a quem eles crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo. (Atos 2.36)
Este argumento completamente bíblico de Pedro comoveu tanto aqueles que ouviam, que eles, compungindo-se em seus corações, perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: "[...]Que faremos, homens irmãos?" (Atos 2.37) Aleluia! Este é um dos perfis da igreja madura: pregar somente a Palavra, de forma que os pecadores fiquem compungidos, que no original significa: [atormentar a mente profundamente, agitar veementemente].
Agora eu pergunto: a Palavra é atormentadora? Por certo que não! Mas, quando o homem confronta sua vida de pecado por meio dessa Santa Palavra, vendo a sua natureza devassa e imoral, angustia-se, pois sua nudez, assim como Adão e Eva, no Éden, fora descoberta. (Gênesis 3.5) Então, já não resta outra alternativa, se não, fazer a mesma pergunta que fizeram a Pedro, e a João Batista, quando pregava no rio Jordão: "[...]O que é que devemos fazer?" (Lucas 3.10 ACF)
A resposta? Renda-se a Cristo!
1) A IGREJA MADURA É CRISTOCÊNTRICA
O que necessitamos entender, como o próprio subtítulo diz, é que a igreja deve ter Cristo como centro de tudo. O que significa que a nossa vida como um todo, deve ser regida pelas Escrituras Sagradas. Efésios 2.20 nos diz que a igreja foi edificada (construída, instituída) sobre o fundamento (a base do alicerce) dos apóstolos e dos profetas, o qual é Cristo.
O evangelho e a posição da igreja em Cristo é tão séria (Efésios 2.6) que o apóstolo Paulo diz em sua carta aos cristão de Gálatas o seguinte: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (amaldiçoado)". (Gálatas 1.8 ACF)
Infelizmente, muitos, hoje em dia, tem sido enganados por falsos mestres que ensinam não o evangelho puro, mas trazem às boas novas, misturas, que não passam de ensinamentos humanos. (Marcos 7.6-7) Os tais são hipócritas, e encaixam-se no que disse Jesus em Mateus 23.4;13: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;[...]não entram no Reino dos céus nem deixam entrar os que estão entrando". (ACF)
1.1 O Corpo de Cristo
O que é o corpo de Cristo? O corpo de Cristo é a igreja, como está escrito em 1 Coríntios 12.13: "Cada um de nós é um membro desse corpo único de Cristo. Alguns de nós são judeus; outros, gentios; alguns são escravos, e outros, livres. Entretanto, o Espírito Santo encaixou-nos todos juntos num só corpo. Todos nós fomos batizados no corpo de Cristo pelo único Espírito, e a todos nós foi dado beber do mesmo Espírito Santo". (NBV)
Como igreja que somos e representantes individuais de Cristo, é importante que cada parte desse corpo esteja presente nas diversas áreas da sociedade. Dentre elas:
• Buscando realizar a vontade de Deus: Jesus disse em Mateus 7.21: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (ARA)
"Fazer a vontade do Pai" está relacionado com PRODUZIR e BROTAR. Foi o que João Batista disse: "Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo." (Mt 3.10 ARA)
Só que há um porém: antes da árvore produzir, primeiro ela brota. Brotar é o mesmo que nascer; logo, só dá fruto quem nasce. Então, concluímos que, para darmos frutos bons, é necessário que nasçamos de novo. (João 3.7) Porém, se o fruto é ruim, mesmo estando em Cristo, significa que o ramo só quer receber os benefícios e nutrientes da árvore, sem ter relacionamento. (João 15.2)
João 15.8 diz: "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos". (ACF)
A palavra fruto significa: [resultado]. Ou seja, nós somos o resultado de uma vida piedosa (vida cristã), por causa da nossa comunhão com Cristo (2 Pedro 1.3), ou de uma vida puramente religiosa, que é a evidência do nosso afastamento dEle. (2 Timóteo 3.5)
1.2 O Cabeça da Igreja
Se o cabeça da igreja é Cristo, então, quem está no comando daqueles que fazem parte da igreja, é Ele. João 15.5 diz: "Eu sou a videira, vós as varas (ramos); quem está (permanece) em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". (ACF)
O perfil da igreja madura é uma igreja que segue as orientações de Cristo, por meio do Espírito Santo, em todos os âmbitos da vida. Por isso é tão necessário aprendermos a discernir Sua voz. (Atos 20.22-23) No texto acima, Jesus fala de um tipo de ramo que tem relacionamento com a árvore, que é o próprio Cristo.
Veja: A palavra permanecer no grego significa: [estar a espera de alguém]; nesse caso, o nosso sucesso dependerá do quão sensíveis e obedientes somos à voz de Deus. A Bíblia relata em Atos dos Apóstolos 16.6-7 que Paulo, Silas e Timóteo "[...]foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu". (ACF)
O comentarista Beacon chama de "forte impressão interior" aos estímulos que o Espírito Santo indica ao falar conosco. Provavelmente, foi o mesmo que ocorreu com Paulo quando foi impedido de pregar. Gostaria, nesse momento, de entrar um pouco mais a fundo nesse tema, dando um breve testemunho do que, muitas vezes, ocorreu comigo, quando o Espírito Santo me comunicava algo:
Certa feita, ao acenar com a mão para embarcar numa van, senti um desses estímulos em meu espírito para que não pegasse essa van na qual havia sinalizado para que parasse. Imediatamente, dei ouvidos à voz que me falava, e entrei eu outra van. Outras vezes, ao passar por um caminho, sentia essa impressão do Espírito Santo em meu espírito e Sua voz, que dizia: "Não passe por essa rua. Não vá por aí!". Logicamente, como não sou doido e não querendo atrair problemas, fui por outro lugar.
Certa vez, assisti um vídeo do Pr Luciano Subirá, onde ele conta uma história real, o testemunho de alguém que vivenciou um milagre porque deu ouvidos a essa forte impressão no seu espírito. O Pr Luciano disse que um rapaz foi para a África com sua família e filhos. Na ocasião, eles estavam dentro de um carro, numa estrada de terra, indo para um determinado local. Foi quando esse rapaz sentiu em seu espírito algo que dizia: "Feche a janela do carro". A voz se repetiu algumas vezes e, rapidamente, ele pediu para que assim se fizesse. Assim que as portas do carro foram fechadas, uma nuvem de enxame de abelhas africanas veio de encontro ao carro desse rapaz. Mais tarde, especialistas disseram que se as janelas do carro estivessem abertas, as crianças não teriam sobrevivido.
O que aprendemos com esse testemunho, e que devemos nos atentar, é que, sem dúvida alguma, a obediência deve ser posta em primeiro lugar. Infelizmente, em muitos casos, ajimos contrários à isso, onde pomos os questionamentos antes da obediência. É justamente o obedecer que fará a diferença entre o livramento e a tragédia. A igreja madura é bem sucedida quando obedece ao comando do nosso mestre. (Atos 5.29)
1.3 A Motivação da Igreja
Como temos estudado até aqui, esse organismo espiritual, que é a igreja de Cristo, é guiada por Deus. Se somos guiados por Deus, nossa motivação deve ser verdadeira, honesta, justa, pura, amável, e de boa fama. (Fillipenses 4.8)
2 Críntios 5.15 diz: "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam daqui em diante para si, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou". (BKJ 1611)
Uma igreja que não é motivada espiritualmente, ou seja, que não preza pela centralidade do evangelho, mais cedo ou mais tarde, será guiada pelos seus próprios desejos e paixões. Vemos isso na epístola do apóstolo Tiago, que diz: "De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês?". (Tiago 4.1)
Infelizmente, hoje, na igreja como um todo, vemos o povo de Deus se perder, mesmo estando no caminho correto. Estão ligado a Cristo, mas não estão frutificando. (João 15.2) Vemos brigas, desentendimentos entre irmãos e disputas por poderes e cargos. A igreja não pode perder o alvo. (Fillipenses 3.14) Não pode perder a visão espiritual. (Atos 26.19) Não pode perder a centralidade do Evangelho (Efésios 1.11-13), de que Cristo é a nossa Pedra Angular. (1 Pedro 2.6)
A igreja madura não busca interesses pessoais que nada tem a ver com o Reino de Cristo. A sua motivação é justamente fazer tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10.31)