Mateus 3.2: "Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus". (ARC)
Esta é uma expressão marcante falada pelo precursor, aquele que iria à frente, preparando o caminho de Jesus, João Batista, e que dá início à pregação do evangelho na Terra. (Mateus 3.3) Note que João Batista e Jesus falavam a mesma linguagem: "[...] Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus". (Mateus 4.17)
Infelizmente, muitos irmãos em Cristo, hoje, não falam mais a mesma linguagem do evangelho. Quase não se ouve falar de salvação, pecado, arrependimento. Os céus e a volta de Jesus não impressionam mais, muito menos dissertar sobre o Espírito Santo. O que dá ibope e que está em alta é a vitória que Deus tem para nos dar, a chave disso e daquilo, e a famosa honra diante de nossos inimigos.
Calma! Antes de me criticar, analise comigo: Deus nos deu vitória há mais de dois mil anos, quando Cristo nos resgatou da morte para a vida (Efésios 2.1), e das trevas para a luz, por ocasião da Sua morte na cruz. (Colossenses 1.13) Creio que Deus concede casa, carro e posses nesta Terra. Sim, realmente creio nisto! Porém, o que quero dizer ainda, é que estas coisas não são prioridades no Reino de Cristo. E, estas coisas menores estão sendo o centro das pregações que ouvimos, ao passo que deveria ser: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". (Mateus 6.33 ACF)
A proposta de Jesus é que para se receber o evangelho, é preciso que haja por parte da pessoa que o recebe, arrependimento. Mas, se arrepender de quê? O verbo arrepender significa, no Grego, literalmente: [mudar a mente]. (Strong G3340) A sua outra forma do Grego é: [ponderar, considerar]. (G3539) Com isto, o que Jesus, que é a própria palavra, e o Espírito Santo, fazem, são nos convencer de que, se estamos andando em algum caminho (modo de vida) que desagrade a Deus (João 14.8), por meio de uma nova mentalidade (Romanos 12.2), mentalidade esta, Cristocêntrica (1 Coríntios 2.14-16), façamos uma reflexão, que por sua vez, significa: [mudança de direção], e acertemos nosso caminho (João 14.6) e alvos. (Filipenses 3.13-14)
Sem arrependimento, os soberbos ficarão de fora do Reino. (2 Timóteo 3.1-5) Sem arrependimento, os que querem continuar em suas práticas que vão contra a Palavra e seus princípios, ficarão de fora. (Romamos 1.18-32; Apocalipse 22.15) Sem arrependimento, impossível entrar nos céus pela porta. (Apocalipse 22.14) Deus não exclui ninguém do Seu Reino. Na verdade, como diz 1 Timóteo 2.4, Ele "[...] quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade". (ACF)
"[...] Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus". (Mateus 4.17)