Vença pela Palavra - Vencedor Pela Palavra

Vença pela Palavra

Publicado em 10 de jan. de 2023

Vença pela palavra


 

Vença pela Palavra

Mateus 4.1: "ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo". (ACF)

Jesus passou quarenta dias e quarenta noites no deserto, em jejum. Logo após isso, teve fome (Mateus 4.2); e, depois da fome, veio o tentador. (Mateus 4.3) O que aprendemos com essa Palavra é que o diabo tentou Jesus na sua necessidade humana e natural de ter fome; porém, Jesus não deixou que sua necessidade natural viesse a ser um motivo para dar ocasião às investidas do tentador. Ele venceu pela Palavra, verbalizando o que estava escrito.


É por isso que Deus disso a Josué: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite[...]". (ACF) Na tradução Almeida Revista e Atualizada, diz: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite[...]". (ARA)


As duas traduções falam da mesma coisa, porém de formas diferentes. Boca refere-se a: [órgão da fala] H6310. Falar significa: [Exprimir por meio de palavras, manifestar idéias acerca de, ensinar]. Meditar significa: [refletir muito, falar, imaginar]. H1897


A proposta aqui é para que sejamos íntimos da Palavra de Deus, tão próximos a ela, que, quando precisarmos usá-la, e com toda certeza, iremos precisar, dela utilizemos com autoridade, pois a própria Palavra está dentro de nós. É o que diz Romanos 10.8: "Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração[...]" (ACF)


Não existe sucesso fora da Palavra. Não existe vida além dela. (João 6.63) Todos que a aceitarem e a praticarem, viverão. Aqueles que a rejeitarem, morrerão. (1 João 5.11-12) Pela Palavra, alcançamos a fé (Romanos 10.17), e somos libertos de tudo aquilo que nos afasta de Deus. (João 8.32) Pela Palavra, temos acesso a Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Colossenses 2.3) É somente pela Palavra que podemos obter uma nova mentalidade (Romanos 12.2) que influenciará nossas atitudes aqui e agora, e que refletirão na eternidade.


O próprio salmista Davi, em seu momento de devoção a Deus, disse: "Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição. Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado". (Salmos 119.92-93)


Podemos observar duas Palavras-Chave nesses versículos. São elas: recreação e vivificado. A primeira significa [prazer, deleite] H8191. A segunda significa: [ter vida, viver prosperamente, reviver]. H2421


A Palavra de Deus precisa ser a base de sustentação da nossa vida. Foi por meio da Palavra, e seu prazer nela, que Davi não "afundou" em seus diversos problemas e adversidades; e através dela, recebia vida. Esse é o triunfo da fé, que apesar das trevas exteriores, em nosso interior temos luz; quando as circunstâncias dizem que não, em Cristo está posta a nossa esperança; quando somos atacados pelo mal, sabemos que estamos revestidos pelo escudo da fé e a couraça da justiça. (Efésios 6.14.16)


Quando fizermos da Palavra a nossa prioridade, então, descobriremos, que "Os dois mais importantes dias da nossa vida são: o dia em que nascemos e o dia que descobrimos o porquê nascemos”. - Mark Twain - grifo do autor